quinta-feira, 11 de março de 2010

Casa térrea ou sobrado?

  


To be or not to be?


      Gentis, estou com uma dúvida cruel: faço casa térrea ou sobrado?
      Eu e o Jacques sempre pensamos em fazer um sobrado, onde a parte social ficaria em baixo e os quartos em cima, antes mesmo de escolher o terreno. Sempre tivemos essa idéia fixa. Mas, pelo fato de o nosso terreno ser grande (765m²), a arquiteta sugeriu uma casa térrea, que segundo ela, sairia mais barato.
      Realmente, nosso terreno é enorme. Só que apenas os 35m iniciais podem ser utilizados para construção, o resto é área de preservação. Posso usar pra plantar, entre outras coisas, mas não dá pra construir nada lá. Tenho uma planta que tirei da internet e adaptei ao nosso gosto e ficou perfeita. É um sobrado de uns 90m², com 3 quartos, sendo que 1 deles é suíte com closet (do jeito que queremos!) e os demais quartos são bem espaçosos e vão ser bem iluminados (as janelas ficarão voltadas pro leste - sol pela manhã inteira).
      Sabe sonho de pobre (hehehehehe)? "Quando eu tiver a minha casa, ela vai ter isso, aquilo e aquilo outro?" Pois é! Eu e o Jacques somos mais ou menos assim. Não consegui imaginar uma casa térrea que me agradasse. Ia ficar mal iluminada, pelo menos na minha opinião. O terreno tem 10m de frente, e o Jacques faz questão de ter as laterais livres para circulação. Nem que seja um pedacinho de cada lado, mas pra ele tem que ter esse detalhe. Eu não fazia questão de ter as duas laterais livres, mas segundo ele fica mais prático em caso de reparos futuros, pra não precisar fica pedindo ao vizinho que nos deixe entrar no pátio dele pra ter acesso à nossa casa. Entonces, que seja assim (ele tá exigindo pouco, não custa abrir mão de algo que "não inflói nem contribói", kkkkkkkk).
      Daqui a pouco vou ir no terreno com meus tios e tirarei umas fotos. Mas só postarei a noite ou amanhã, porque o cabinho USB do celular tá com mau contato e só o Jacques com muita paciência consegue fazer funcionar. Mas já providenciamos uma câmera digital, que deve chegar na semana que vem. Dai tiraremos altas fotos! Por enquanto, o celular tem que dar conta.
     Voltando ao assunto da casa, esse sobrado que gostamos da planta tem quase 9m de comprimento por 6m e pouquinhos de largura. E faremos uma varanda nos fundos também. então, só de comprimento, a casa terá uns 12m. Mais a parte da frente, entre o portão e a casa, que deixaremos uns 5m (não faremos garagem fechada, e sim uma área coberta pro carro). E logo em seguida a varanda, futuramente será nossa piscina. e logo em seguida a piscina, o Jacques quer fazer um mini campinho de futebol (outra coisa que ele não abre mão), e depois, faremos as hortas e pomares.
      Quem tiver sugestões, por favor, me ajude! Mas na verdade mesmo, eu não queria abrir mão do meu sobrado. Nem o Jacques. Mas estamos pensando nos custos. Não queremos gastar mais que o necessário, mas também não queremos fazer uma casa que não nos agrade. A casa tem que ser funcional, prática e bonita. Por enquanto é isto...
      Beijocas com pipocas...

20 comentários:

  1. Cátia... vc pensa que ainda não sonho com um sobrado? Sonho e muito minha linda.

    Tenho até o projeto guardadinho. kkkkkkkkk
    VTa lá no inicio do meu blog. Dá uma olhadinha

    Então... sonho é sonho. Se vcs vão construir é melhor construir o que desejam.
    Sei que as condições ás vezes não ajudam (é meu caso)... mais aperta da li, tira de lá, enxuga de cá e quando menos se espera ta lá “ele” bonitão e erguido.

    PS: Com relação em deixar espaço nas laterais (casa solta) eu to com o Jacques. É indispensável.

    Beijo da louquinha da silva para v o terrenão.
    Karla.

    ResponderExcluir
  2. já que pediu vou dar minha opinião: Casa térreo com o andar de cima de lazer(TV, 2ª cozinha...)

    Moro numa casa de 2 andares e vou confessar...não suporto subir e descer as escadas 30 vezes ao dia. Tenho uma filha de 1 ano que ama subir a escada e quer por que quer descer sem saber...

    Num terreno grande eu optaria por uma planta de 1 andar com o 2º para lazer alternativo apenas, bem aberto, com janelões etc..

    Boa sorte na opção!

    ResponderExcluir
  3. Olá Catia !!!

    Eu tbm estava nesse dilema... mas enfim decidimos, vamos fazer um sobrado até mesmo pq meu terreno é pequeno (10x25) e gostariamos de fazer uma area de lazer para as crianças.
    Eu acho que vale a pena vc investir naquilo que vc realmente quer, ainda que fique um pouco mais caro.
    Bjinhos

    Gi

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga

    Olha só vc tem terreno pra caramba!!!
    e vai poder ter seu lindo pomar...que delícia!
    Vou te contar minha história:
    tenho 2 terrenos financiados( 560m e 360m). Desde a decisão da compra a idéia é construir no maior. Hoje to querendo muito construir minha casa, mas só tenho grana p/ quitar o pequeno p/ entrar no financiamento da caixa e construir...sabe o que decidi? Não vou construir enquanto n poder quitar o terreno grande.É nele que quero construir minha casa.Minha opinião:
    * acho que vc deve fazer somente aquilo que lhes agrade, pois serão vcs quem irão morar na casa por longos anos...
    * acho q idéia do Jacques a mais certa...
    * se vcs não tem condições de construir o sobrado agora, construa de forma q possam subir as paredes depois.
    * de qualquer forma, acho que vc deve construir um quarto no térreo
    * façam tudo do jeito que vcs sempre sonharam, para não se queixarem depois.

    Bjão...desculpe a carta

    ResponderExcluir
  5. Oi Cátia!! td bem?

    Nossa menina, que decisão cruel... Eu e o Ivo também tínhamos vários sonhos para a casinha, mas mesmo fazendo o sobrado abrimos mão de algumas coisas, o closet, por exemplo, mas faz parte... Claro que eu acho que vocês têm que correr atrás dos seus sonhos, mas no nosso caso, não temos muita pressa para ter nossa casa pronta, isso vc tem que avaliar tb, pois sobrado demora mais. E tem a questão do orçamento, não adianta fazer uma dívida que não vai deixar vocês dormirem em paz por anos, mas um financiamento pagável é super bem-vindo, vc sabe...

    Lendo os comentários, achei a idéia da Edna ótima, construir essa primeira parte, mais simples, e futuramente fazer o sobrado, e o quarto debaixo pode virar uma sala de jantar, ou sala de tv, quem sabe...

    Enfim, são só idéias, o mais importante realizar seus sonhos, e ter uma casa que a faz feliz! :D

    Flor, no outro post vc tinha perguntado sobre mudar o layout, e vi que vc deixou cor de rosa (adoro), mas vi esses links, que têm alguns layouts mais elaborados, não sei se te interessa:
    http://blogdagullo.blogspot.com/2009/05/como-mudar-o-layout-do-seu-blog.html
    http://grandedicas.blogspot.com/2009/04/como.html

    Se vc tiver alguma dúvida pode me mandar e-mail: ricellieivo@gmail.com. É um prazer ajudar!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oie!!!! Tudo bem, Cátia??Adorei e visitinha!!

    Parabéns mesmo por estar cada vez mais perto de realizar o sonho de ter uma casa (sonho comum à maioria das amigas aqui da blogsfera!)

    Com relação às sugestões, aproveito para colocar desde já o meu bedelho, e dizer que concordo com a maioria das meninas que falaram antes de mim: se é SONHO, ele tem que ser do jetinho que sempre imaginamos, nada menos!!

    Acho que vc deve sim, fazer o seu sobrado, com muita janela e muita luz natural entrando pela casa!!! Vai ficar lindo!! Mesmo que tenha que demorar um pouco mais, tenha certeza de que vai valer à pena!!! O importante é vc estar feliz e satisfeita, sem nenhuma pulguinha atrás da orelha dizendo:"e se eu tivesse feito assim???"

    Olha, tô comprando meu apê sozinha! Hoje moro com meus pais, e quando tiver q me mudar, terei q comprar absolutamente TUDO, pq nao tenho nem um açucareiro :)

    Mas já adianto que pretendo fazer TUUUUDO do jeito que sempre sonhei, mesmo que demore um pouco mais para poder me mudar!!!

    Bom, espero que a gente nao tenha colocado muita caraminhola na sua cabeça, e que vc e o Jaques tomem a melhor decisão para a familia de vcs!!

    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  7. Amada...
    Eu queria mesmo era uma casa térrea.
    sabe por quÊ?
    Sempre morei em sobrado e escadas são um "Ó"!
    Imagine, euzinha pego roupa suja do banheiro, desço as escadas, coloco pra lavar. Lavo e dobro e tenho que subir para guardar.
    Subo escada com vassoura pra varrer (varrer escada é outro "Ó"), desço pra pegar o balde, pano e rodo pra subir. Passo pano e desço pra guardar.
    Subo pra levar documentos, desço pra tomar água. Subo pra desligar o feijão, subo pra acessar internet...subo pra isso e desço para aquilo.
    E quando não aguento mais, o que faço?
    Acumulo na escada para quando subir levar!

    Então você me pergunta:
    "Ué Sane, por que você fez sobrado então?"
    R: porque meu digníssimo esposo cismou que economizaria no telhado e outros materiais. Engano dele. E volta e meia eu RECLAMO MESMO, pois eu queria mesmo é no chão!

    O pior é que eu tenho problemas de circulação sabguinea e quando eu ficar mais velha sei que não será nessa casa que vou morar. :(

    Não adianta, ODEIO escada!!!
    MAS O RESTO É LEGAL! RS

    ResponderExcluir
  8. OUTRA COISA...
    Antes de definir seu projeto SE IMAGINE dentro dessa casa, sua rotina, seus costumes, pois as pessoas tendem a fazer da maneira delas e cada um tem seu jeito de viver. Pense em casa detalhe.
    No sol de manhã e à tarde. Onde você quer aproveitá-lo. Onde você quer se sentar para descansar, ouvir uma música ou ler um livro. Onde você quer sentar com as visitas.
    Os seus horários...TUDO!

    Sobrado é lindo e tal, mas também já vi cada casa maravilhosa terrea e o mehor, as possibilidades são maiores que o sobrado.
    Eu por exemplo já tinha medidas pré definidas na minha cabeça, mas na hora de por em prática eu tinha que aumentar ou diminuir algum comodo por causa das paredes e colunas que devem bater.
    Já no terreo você faz o que quiser.
    Eu me arrependi de não ter batido o pé com meu esposo.

    Mas isso falo por mim e o IMPORTANTE AQUI É O SONHO DE VOCÊS!


    bjks e espero que vocês escolham o melhor!

    ResponderExcluir
  9. mais uma coisaaaa...hehehe, desculpa!!!
    VCS TEM MEDIDAS DE SOBRA, basta ter boas idéias!

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz que o post tenha servido para dar uma pequena noção sobre as telhas, mas pesquisar nunca é demais.
    Com relação a sua duvida sobre casa térrea ou sobrado, confesso que não sei lhe responder. Quando se trata de sonho, de expectativas em relação ao lugar q vamos passar boa parte (se não toda) das nossas vidas é dificil dizer faz assim ou assado pq é melhor. Pq se tu fizeres d um jeito e nao de outro (como imaginavam) corre o risco de chegar no final da construção e ver que não era isso que gostariam de ter feito.
    Pensem direitinho e nao se apressem tanto para decidir. Lembre-se que é uma decisão que irao conviver por um longo periodo...
    Q Deus ilumine os seus caminhos e que consigam fazer uma feliz escolha!!

    ResponderExcluir
  11. Oie!!
    Concordo com alguns aí que falaram em fazer o 2º como área de lazer. Nem precisa ser um salão de festas, ou algo assim... Mas, um espacinho zen, um home theater poderoso, ou um atelier...
    Mesmo que não faça algo agora, acho bacana deixar uma laje construída, que sustente uma futura construção. Além de facilitar, caso os planos de vcs mudem, aindavaloriza bastante a casa na hora de uma possível venda!
    bj
    Paulinha
    Reformando Nosso Apê

    ResponderExcluir
  12. Oi Cátia...

    A minha casinha já está sendo preparada para um segundo pavimento (quase... pq não deixei a parte de esgoto pronta), mas sinceramente, não tenho intenção nenhuma de fazer. Já morei em sobrado e não gosto (apesar que ele era lindo, com 350 m²). Primeiro a parte trágica (hehehe), imagina se você precisa ficar de cama, se está grávida, com criança ou qualquer coisa do gênero. Alguém vai ter q fazer tudo pra você subindo e descendo escada. E se você tiver que ficar sozinha? E tem a parte que a Sane falou da limpeza. Nossa, quero que tudo seja muito prático. O máximo que poderei fazer é uma grande varanda, porque a vista de lá de cima é linda...
    Outra coisa, um sobrado de 90 m² é pequeno com três quartos. Para uma casa com três quartos e garagem o ideal é que tenha uns 130m², sem contar o espaço da escada.
    Só que... sonho é sonho! Realize o seu e seja feliz!!!
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  13. catia a estrutura do sobrado é mais cara.
    ele ocuparia menos espaço, pois vcs querem ter area verde.
    mas uma casa sem muitos degraus é uma boa, ´pense que no futuro vc pdoe ter uma ma~e, pai morando com vc... já viu né?
    ou mesmo crianças.
    o segredo está na arquitetura bem planejada
    uma planta bem feita, aproveitar cada espaço...
    aí seu terreno rende e vc nem precisa gastar extras com sobrado
    bj
    lilly

    ResponderExcluir
  14. eu tb estou nesssa duvida casa ou sobrado...penso nas escadas mais é meu sonho..e sonho é sonho nao vou desistir.....se realmente é seu sonho vá em frente bjsss e boa sorte

    ResponderExcluir
  15. Estou nessa duvida cassa terrea ou sobrado? Tenho um terreno de 14 de frente por 19 de fundo?

    ResponderExcluir
  16. Faca um hibrido, um sobrado com uma suite embaixo...com esse terreno eu aconselho a fazer um sobrado...boa sorte!

    ResponderExcluir
  17. Tbém estava com essa dúvida tenho um terreno 5m frente x 37m fundos queria fazer um sobrado mas pensei melhor, vou fazer uma casa térrea com jardins de inverno entre alguns ambientes por causa de luz e ventilação, vai ficar bem aconchegante.O sobrado é lindo mas não é prático,na minha opinião.

    ResponderExcluir
  18. EXPERIÊNCIA: Construimos um sobrado devido nosso terreno ser muito pequenino, confesso que cansa e muito a tal escada, e se não for bem projetada toma bastante espaço e prejudica a Coluna, joelho, fora o risco de queda em alguma emergência que vc tenha que utiliza-la com rapidez. Por isso minha amiga atente para os comentarios postados por Sane e vc não vai adquerir varizes nem quebrar o pé por ter pisado de mal jeito na saída do degral.REAVALIE ESTE SONHO,e lembre-se que um dia estaremos idosos, mais um fator para abolir ESCADAS.

    ResponderExcluir
  19. casa térrea...com certeza!

    ResponderExcluir
  20. Há também a questão da valorização do imóvel...uma casa térrea tem maior valor comercial do que um sobrado. Temos que levar em consideração que futuramente podemos optar pela venda e no caso de um sobrado já excluíremos possíveis compradores idosos em função da escada. Por sinal também tinha muita vontade de construir um sobrado, porém depois que tive experiencia com escada mudei de idéia. Boa sorte!

    ResponderExcluir

Recadinho pra "nóis"