terça-feira, 9 de março de 2010

Assunto do dia - parte II

     

A outra parte da saga "assunto do dia" é um tema inspirado no post da Sane, do blog CASA, FRUTO E FLOR.
      Eu já havia falado sobre este assunto em dezembro, e tinha prometido pra mim mesma que iria não dar mais bola pra isso, mas é impossível não se irritar com comentários de algumas pessoas.
      Eu e o Jacques combinamos que não iríamos alardear pras nossas famílias sobre os planos da compra do terreno e da construção. Tanto é que alguns parentes nem sabem que já estamos com o financiamento aprovado. Simplesmente não falamos nada. Não queremos palpites furados nos nosso projetos. E um fator muito importante que a Sane levantou que nós também sentimos: inveja.
      Alguns parentes e amigos, desde que souberam que queríamos sair do apartamento e construir uma casa (no início iríamos comprar uma pronta mesmo), foram catégoricos em enumerar todas as "desvantagens" em se morar numa casa e todas as "vantagens" de se morar num apartamento. Tem cabimento isso? Meu sogro foi o principal. Pra ele, tudo tem que ser do jeito que ele acha que é o correto. Só ontem ele soube que já estamos com o financiamento aprovado! Escondemos dele até onde pode, porque senão iríamos ouvir sermão atrás de sermão. Aí eu pergunto: tem cabimento isso??? Ao invés da criatura ficar feliz porque seu filho está conseguindo progredir na vida, ele fica preocupado com coisas que nem ele sabe mais porque. Olhem o que ele teve a capacidade de falar ontem pro Jacques: que ele só foi ter a primeira casa própria com 45 anos de idade, como que querendo dizer que era muito cedo pra eu e o Jacques comprarmos a nossa! E eu pergunto: o que nós temos a ver com isso????? Parece que ele quer que o Jacques também tenha uma vida igual a dele. Que só consiga adquirir o primeiro imóvel depois dos 40. Ah! Tenha dó! Cada pessoa tem sua trajetória, sua história de vida! Mas meu sogro é militar aposentado, uma pessoa de gênio forte que está começando a amolecer, porque quando o conheci, dava impressão que a qualquer momento era necessário bater continência pra ele, como num quartel. Eu não julgo a forma como ele encara a vida, mas também não quero ser julgada. Pra ele, somos jovens e irresponsáveis. E pra piorar, ele é casado com uma criatura invejosa e deslumbrada ao extremo. Daquelas que trocam a mobília e os utensílios da casa a cada 2 anos e faz questão de mostrar pra todos que ela "pode"! Com essa, não temos nem assunto. Só a aturamos mesmo por ser a esposa do meu sogro, em respeito a ele.
      Minha sogra é a criatura mais apavorada que eu conheço! Ela não entende como funciona o financiamento, como vamos fazer. Dai explicamos e no dia seguinte ela já esqueceu tudo de novo! Mas ela é mais dramalhona do que qualquer outra coisa. Chega a ser cômico! Mas o que me irrita é que ela fala o que vem a cabeça, sem parar pra pensar se vai ofender ou magoar alguém. Mas é outra que está aprendendo a ser menos shakespeareana...
      E tem os pitaqueiros de plantão, aqueles que acham que estão nos dando conselhos muito sábios, como por exemplo, que casa é mais fácil de ser assaltada que apartamento, que moramos num bairro legal e que vamos largar tudo isso pra nos metermos numa aventura que é construir uma casa e manter um terreno enorme. Sim! Até isso já escutei: "como vocês vão fazer pra manter um terreno enorme se vocês não tem experiência? Vocês já pararam pra pensar que terão que cuidar da grama, daquilo e daquilo outro?" !! Gente, pelo amor de Deus, como é que eu e o Jacques poderemos ser tão retardados em nos meter com algo que não daremos conta? Se a gente faz questão de morar em um terreno grande é porque temos planos bem mais criativos pra ele do que simplesmente deixar o mato tomar conta!!! A mim me parece óbvio!
      Algumas pessoas nos dão parabéns, se convidam pro churrasco de inauguração, até pra bater laje já temos voluntários! Esses são os que podem até pensar uma ou outra coisa contra a nossa escolha, mas não se manifestam, porque enxergam a felicidade que a gente fica ao contar os nossos planos pra casa e pro nosso quintal! Se alguém viesse me dizer que iria pintar seu cabelo de rosa chocking com uma alegria e uma felicidade tão grandes, eu não conseguiria persuadi-la ao contrário, por mais que eu ache que ficaria horroroso! É uma questão de bom senso, não acham? Respeitar o gosto e a vontade alheios. Meu lema é o seguinte: se o que eu faço não tá te prejudicando, então porque ficar se metendo na vida alheia?
      Por enquanto as coisas estão calmas, até porque muitos inda não sabem dessas novidades que coloco no blog. Aliás nem sabem que temos blog, e se depender de mim, nem vão saber! Mas quando a obra começar pra valer, já vamos nos preparar psicologicamente pros cometários, críticas nada construtivas e muita, muita inveja. Falo pro Jacques que a primeira coisa que quem entrar na nossa casa vai enxergar é um pé de comigo-ninguém-pode! E um espelho, pra nergia negativa dela bater e refletir de volta pra ela. E as mesmas pessoas que hoje são contra, que fazem mil críticas, serão as primeiras a sentar na nossa varanda, comer um churras, tomar uns gorós e usufruir das muitas coisas legais que iremos fazer no terreno e na casa! Tenho  C-E-R-T-E-Z-A!!!
      Foi só um desabafo... Não precisam se assustar, porque eu sou bem legal, tá gente?!!! É que eu não suporto gente metida. Uma coisa é tu pedir ajuda, opinião, sugestões. Outra é recebê-los de graça e de quem nem sabe o que tá dizendo, que mais parece que tá falando alguma coisa só por falar. Só pra dizer que deu sua opinião (e quem pediu? kkkkkkkkkkkkkk).
      Minhas próximas postagens serão bem mais leves e mais legais, prometo!
      Um beijo em cada bochecha e um abraço bem apertado em cada um que passa por aqui!

7 comentários:

  1. Oi Cátia! td bem?

    To lendo a história toda aqui, e claro que primeiro vi a parte boa, a visita ao terreno e o próximo passo, conversar com o arquiteto, rs. Que maravilha, hein amiga?! agora essa casa sai!

    E quanto à inveja, já conversamos sobre isso, né flor?! Tem gente que está nos ajudando na laje num dia e no dia seguinte falando mal da nossa idéia, dos nossos projetos... o jeito é respirar bem fundo e ignorar! Deixar essas pessoas longe da obra mesmo, pq ninguém merece esses comentários, mas se serve de consolo, toda família é assim, palpiteira e chata, rs, só muda o nome e endereço msm...

    beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. olá cátia, eu caí aqui através do blog da ricelli.
    eu entendi cada linha do que vc escreveu, me coloquei no seu lugar e só lhe digo uma coisa: o ser humano nunca está feliz com o que tem e olha por cima do muro pra ver se a grama do vizinho é mais verde.
    QUE BOM que justamente sua primeira casa seja num terreno grande ( te livra de no futuro querer uma maior por causa de filhos)
    QUE BOM que agora vcs tem condições de comprar! porque esperar os 40 anos?
    infelizmente inveja PODE vir sim de familia.
    pode vir disfarçada de conselhos, de brincadeiras de mau gosto.
    a VINTE ANOS estou casada com o amor da minha vida e tenho dois meninos lindos.
    nossa vida sempre foi: comprar reformar, juntar dinheiro, comprar outra, juntar, reformar...
    bem, eu tenho hj duas casas imensas.
    uma alugo pra consultorios e a outra eu reformo ( fiz um blog sobre ela se qusier conehce-la vá em http://blogdareforma.wordpress.com, categoria: a mainha reforma) a CINCO anos e estou chegando ao fim.
    já ouvi tudo que é tipo de besteiras e posso te garantir: vc e jacques estejam sempre de comum acordo sobre tudo e O RESTO QUE SE DANE.
    COMPRE SEU TERRENO
    FAÇA A PLANTA DE ACORDO COM O SEU SONHO E O DO SEU LINDO.
    não fique dividindo com os outros.
    ( ahhh coloque no blog pois vc sabe que blogueira de reforma e construção não tem inveja, só boas opiniões, hahaahahah)
    e quando perguntarem: COMO TÁ A REFORMA?
    responda: BEM.

    é o que eu faço.
    quem não acessa meu blog não imagina como anda minha reforma.
    alias, tenho uma irmã que NUNCA FOI LÁ, imagina?
    em cinco anos?
    o que vc acha que é?
    só pode ser...
    gente se convidando pra churarsco tem de monte tb...mando levar a picanha que a cerveja eu dou.
    ahhh, minha casa é grande.
    sabe o que eu ouço?
    "noooossa!!! vai ter quants empregadas?"
    respondo: a que eu já tenho, porque?
    PISO FACIL DE LIMPAR, POUCO MOVEL...QUER MAIS O QUE?
    então é isso catia...o importante é vc e ele concordarem ( e quando ele não concordar com vc, vc manipula delicadamente pra ele chegar até onde vc quer, como eu faço com meu marido, afinal marido PRECISA SER ORIENTADO, HAHAHAHAAHAH)
    querida amei seu blog, sua força de vontade
    e o blog é seu vc dá quantas broncas quiser.
    e estamos aqui pra apoia-la

    bjs
    Lilly
    http://coisadelilly.wordpress.com
    http://blogdareforma.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Viu amada...não estamos sozinha.
    Choveu comentários na mesma situação que a nossa.
    Bjks e fica com DEUS!!

    ResponderExcluir
  4. Cátia ce acredita q não conto pra ninguém a saga da minha casa? ... qd perguntam eu respondo: sim sim estou pra construir... mas detalhes nem pensar... porém no blog eu sofro, choro, e um monte de gente participa do meu sonho... infelizmente tem pessoas q não merecem nossa partilha... infelizmente...

    ResponderExcluir
  5. Oi Catia,

    Só te digo uma coisa, toda experiência é valida pra quem quer crescer. E não digo só experiência boa, as ruins tb...

    Abraços e muito boa sorte no financiamento.

    ResponderExcluir
  6. "esta mensagem eu enviei no seu mail mas voltou então reenvio aqui"
    Oi Catia!
    Eu sei quem vc é, sempre acesso seu blog Tb
    Me espanto com a cara de babies que vc e Jacques tem!
    E já conseguiram muito.
    Catia, eu me casei com 28, eu tenho 48 anos sabia?
    A maioria nem me dá isso, pois diz que sou muito moleca e esculachada, me dão no Maximo 37
    Sou a bagunceira, a desbocada , o Armando é o quieto, o centrado ( um loiro lindo), mas demos certo como casamento, amizade, é como se fosse uma firma.
    Vcs pensam longe
    Casa com 3 quartos é bom pra negociar
    Quem compra casa com 1 quarto ou dois?
    Mesmo quem tem UM filho, usa o outro quarto como sala de TV, escritório, hospedes( vc sabe que a casa da minha mãe é imeeeeensa e não tem como receber visitas?)
    Na minha casa eu pensei nisso: fiz um quarto a mais( agora tem 4) com um banheiro legal.
    Assim recebo a irmã do meu marido que ta sempre aqui.

    Quanto á limpeza da casa imensa, quanto menos moveis mais fácil sera a manutenção.
    Armários fechados, muita coisa embutida e espaço livre pra se movimentar.
    É o que quero na minha.
    Banheira na suíte?
    Di-vi-no!
    Eu tive uma jacuzzi na 1ª casa que reformei.
    Depois de um dia heavy vc jpoga um AL de banho daqueles de bolhinha, um punhadão de sal de cozinha pra tirar o cansaço do corpo...relaxaaaaa
    Ahhh chama seu loiro lindo pra relaxar junto
    Ahhh:sugestão:
    Faça um pote com criticas.
    Um pote grande , com o rotulo: criticas +1,00
    Digam que não qeurem ouvir, mas ler.
    Então que é pra colocar a critica/sugestão com 1,00 OU O QUE O CORAÇÃO MANDAR!

    Jogue as criticas fora e gaste a grana em pastel e cerveja!
    Vcs dois são adoráveis, não há motivo pra esquentar a cabeça com critica dos outros, e quem vai morar, viver a casa, será vcs!
    Bjs
    tia lilly

    http://coisadelilly.wordpress.com
    http://blogdareforma.wordpress.com


    lrpb_belentani@hotmail.com
    coisadelilly@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oba! Parabéns gaudério é para lá de especial!! Não tem como esquecer uma música tão linda como essa, né?! Obrigadão pelas felicitações!!

    Sobre estas questões familiares, inveja (famoso olho grande), ciumes... acho que ninguem esta livre. As vezes é um olhar, uma palavra, uma brincadeira... a gnt nota a quilometros d distancia este tipo d energia. Entao, eu acho q a melhor forma d se proteger é fazer o que vcs fazem, evitar dar detalhes das coisas que conquistam. Aqui em casa a gente adotou esta postura, nada d ficar tagarelando por ai sobre a construção da casa, sobre trabalho, sobre qq coisa q seja sobre melhorias em nossas vidas. Infelizmente, isso se estende para alguns membros da familia, alguns que se dizem amigos.. Eu conto no blog, mas não falo para esse povo, rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir

Recadinho pra "nóis"