sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Atualizações 2


   

 Oi gente! Estou devendo visitas nos blogs de vocês, mas como expliquei no post anterior, ainda estou de babá, por isso minhas atividades são jogar Banco Imobiliário, Uno, ir ao cinema e outra série de programas pra se fazer com um piá de 9 anos. O Jacques, apesar de estar oficialmente em férias, tem que ir todo dia na empresa dele pra resolver coisas que ninguém mais resolve... Dai fico de babá em 100% do tempo, mas prometo visitar cada um de vocês, nem que seja pra deixar uma beijoca.




Gabriel jogando Monopoly (Banco Imobiliário)


      Bom, vamos as notícias. Fomos quarta, 20/01, numa agência da Caixa aqui em Porto Alegre. Explicamos pra moça que a nossa intenção era pegar financiamento pra aquisição de terreno e construção. Ela então falou que naquela agência eles não faziam este tipo de financiamento, por ser uma agência pequena e eles não terem estrutura suficiente. Ela nos deu telefones de algumas agências que ela achava que faziam. Ligamos pra umas 2 e o Jacques foi pessoalmente em uma, que fica na frente do trabalho dele. Nessa, deram um panfleto com nomes de imobiliárias e intermediadoras pra entrarmos em contato, porque eles não estavam mais fazendo nada direto na agência. Em outra, eles não davam informações por telefone, só indo lá pessoalmente. Na  que eu liguei, falei com o gerente do setor de habitação. Ele me explicou que como a demanda estava muito grande, por um período de 6 meses (!!!!!!) eles não estavam podendo pegar financiamento do tipo que queremos. Me orientou a tentar outras agências, mas ele achava difícil alguma estar fazendo, pois a procura tá muito grande por aqui! Tentei mais uma agência, mas fiquei pendurada na linha e desisti. Amanhã vou ligar pra mais algumas pra ver se temos uma luz...
      Numa das minhas primeiras postagens, falei que tinhamos ido no Feirão do Imóvel em outubro. Em alguns dos stands que fomos, os corretores fizeram um cadastro nosso, e hoje, uma corretora ligou pro Jacques pra falar sobre um condomínio de apartamentos que está sendo construído na zona norte, com previsão de entrega pra novembro/2011. Como já escrevi aqui anteriormente, queremos uma casa, mas confesso que estou desanimando um pouco. Primeiro foi a casa que iriamos comprar e foi vendida, agora essa demora na Caixa em conseguir o financiamento... e como sou ansiosa por natureza, a cada obstáculo eu me desanimo. Sei que não deveria, mas é complicado. Uma outra questão também, que eu já suspeitava e que a moça da Caixa meio que confirmou, é que podemos ter o financiamento negado ou dificultado pelo fato de eu estar "encostada" pelo INSS. Desde agosto que estou em casa recebendo o benefício. To achando que terei que voltar a trabalhar  pra conseguir, mas vamos ver as cenas dos próximos capítulos.
      Então estamos assim: tentando achar uma agência que faça o financiamento de aquisição de terreno + construção, que eles não encrenquem pelo fato de eu estar recebendo benefício do INSS, eu morrendo de ansiedade e devorando todos os sorvetes e chocolates que encontro pela frente (desconto tudo na comida e nas unhas), o Jacques não abrindo mão de ter uma casa, nem que demore pra gente começar a construir... To ficando cansada! Hoje foi a primeira vez que chorei por causa desse assunto (sou muito chorona também, principalmente na TPM), até então tava tranquila. Cogitei e tenho cogitado várias hipóteses se caso a construção não vingar, porque não temos como construir com recursos próprios. Até teríamos, mas levaríamos uns 5 anos pra conseguir deixar a casa do jeito que queremos. Gente, preciso desabafar! Vou listar aqui pra vocês as hipóteses que eu pensei pra ver o que vocês acham:

1) Comprar um apartamento usado de 2 quartos no nosso bairro mesmo (o financiamento é mais simples), vender este que moramos (que é de 1 quarto) e com uma parte do dinheiro da venda, reformar o outro.

2) Fazer um financiamento de um apartamento novo, na planta, que demora mais de 1 ano pra ser entregue, mas que pelo menos tem toda a infra-estrutura que o nosso atual não tem: churrasqueira, playground, piscina, etc... O financiamento é direto com a construtora. Só precisamos ir na Caixa assinar o contrato (o meu irmão fez assim).

3) Fazer o financiamento na Caixa só do terreno e construir por conta própria, mas que demoraria uns 5 anos pra tudo ficar pronto. Não poderíamos vender nosso apartamento enquanto a casa não ficasse pronta, senão não teríamos onde morar.

4) Não fazer nada. Ficarmos aqui neste apartamento, apenas fazer mais algumas melhorias nele e esperarmos os 5 anos e meio que faltam pra quitá-lo.

5) Continuar ligando pra todas as agências da Caixa de Porto Alegre até achar uma que faça o financiamento do jeito que queremos, ou aguardar os 6 meses que o gerente de uma delas me falou pra podermos ir lá falar com eles e conseguir o bendito financiamento.

6) Fazer ou a hipótese nº 1 ou nº 2 e depois que tivermos vendido nosso atual apê, reservar uma parte do dinheiro e comprarmos um terreno fora de Porto Alegre (os preços caem bastante daí), tipo um mini-sítio e construir uma casa simplesinha, mas bem legal, pra passarmos finais de semana, por exemplo. E morarmos durante a semana em Poa, e no fim-de-semana no "sítio".
     
      A esta altura vocês devem estar se perguntando o porquê de eu ter pressa em fazer alguma coisa. Por motivos que pra muitos é bobagem, mas que pra mim não são. O principal deles é que quero aumentar a família brevemente e nosso atual apê não "comporta". Um outro motivo é uma questão delicada, mas que eu fico sempre alerta: o apartamento que moramos e que pagamos religiosamente as prestações todo mês, na teoria não é nosso. Ele está no nome do meu sogro e não há NENHUM  papel que prove que somos nós que pagamos a prestação. Já pedimos pra ele tomar providências quanto a isso, mas ele acha desnecessário. Na cabeça dele, a esposa (madrasta do Jacques) não iria querer ter algum direito sobre o apê, caso aconteça alguma coisa com meu sogro (bate na madeira). Mas todo mundo que a conhece acha que sim, que ela iria querer brigar na justiça conosco por este apartamento (ela é muito mercenária e mesquinha), então queremos passar ele adiante e comprar algo no nosso nome. Só assim me sentirei mais tranquila. E este apartamento estava muito detonado quando o compramos. As melhorias que fizemos foram, digamos, uma maquiagem e não uma cirurgia plástica. Gastamos uns 4 mil reais, no máximo, pra reformar tudo. Nada foi de primeira, compramos materiais de promoção, parcelamos em mil vezes, meu cunhado entrou com a mão-de-obra e não nos cobrou quase nada. Ele só ficaria do jeito que quero com mais umas reformas, que custariam mais uns 5 mil. E não quero investir nele sabendo que não iremos ficar aqui por muito mais tempo.

      Esse post ficou enorme, mas eu precisava escrever, precisava desabafar... O Jacques me fala que to muito ansiosa, pior que ele tem razão, porque eu to mesmo! A cada plano que faço tomo uma balde d'água fria na cabeça! Vou tentar me manter calma e não devorar todos os doces que vejo pela frente (já comi todos os Danoninhos do Gabriel, kkkkkk). Obrigada pela ajuda, pelos comentários carinhosos, pelas dicas, por tudo! Estou viciada em vocês! Bjs pra todo mundo que tem a paciência de ler o que escrevo, não vivo mais sem vocês, amigos e amigas virtuais.!!!

5 comentários:

  1. Oi amada.
    Calma querida, realmente sei como se sente e já passei por esses momentos também, até comprar nosso terreno eu sofri muito, cheguei a quase desistir!
    Depois que li a ultima perte, eu acho melhor vcs venderem o atual AP mesmo, pois se irmãos brigam por causa de pequeninas coisas (herança, dinheiro, móveis) imagina se a madrasta não vai querer? COM CERTEZA!!!
    Eu não gosto de desfazer de imóveis nenhum, pois é um investimento, mas esse caso é diferente.
    Quanto ao que fazer já é uma opção de vcs. O que vcs querem, CASA COM TERRENO?Então esqueça esse negócio de apartamento, mesmo que seja novo.
    Tenha calma, com cabeça quente não resolvemos nada, só fazemos besteira (sou expert nisso, em fazer M...).
    Não tenho nem moral para te dizer isso, mas é o certo.

    ***
    Quanto a minha família, eu tb sou a mais velha. Meu pai separou da minha mãe, foi morar em Manaus e assumiu os filhos dos outros, aceitei.
    Minha mae é egoísta, só pensa nela e MAIS NINGUÈM, minha irmã é uma aproveitadora e meu irmão é o único que não faz nada, mas também não se envolve, a não ser quando o problema é com ele, como o que está acontecendo.
    Enfim, se eu resunir a minha família, está tudo bagunçado, fora do lugar e a única que não tem problemas sou eu. Aliás, meus problemas nem me pertencem, mas eles jogam pra cima de mim.

    Mas estou batalhandon contra isso. Estou melhor hoje.

    Bjks e fé que tudo dará certo pra nós, tá?!

    ResponderExcluir
  2. Esse comentário aíde cima é o meu tá? É que as vezes entra um perfil antigo que já tentei apagar e não consigo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada flor, pela visitinha e tb. pelas palavras.
    O bebe foi planejado. Parei de tomar remedio um mes antes de ir ao médico, no caso em outubro. No final d outrubro fiz os exames de triagem para fazer (sifilis, Aids, rubeola e todos os tipos de Hepatite) e já comecei a tomar o acido fólico tb. Esperamos o resultado, que no primeiro momento deu falso postivo para Hepatite C, repeti o exame, deu negativo duas vezes. Começamos a tentar, sem grande stress...sabe aquele papo "deixa rolar". Nao sei se foi a obra, as ferias ou as visitas aqui em casa, mas não fiquei pensando sobre isso. Tanto que só fui fazer o teste de gravidez 11 dias depois e quando deu positivo...nem acreditei!!!Foi muito rápido.

    Se estas pensando em fazer um "pedido para cegonha", essa é minha dica... não encuca!!

    Com relacao ao que vc falou sobre construcao/compra d apt e etc.. Já que surgiu essa questão do INSS, eu sugiro que vc tente confirmar a informacao que a moça da Caixa falou, da possibilidade de negar o seu pedido por estar encostada. Nao espere até seis meses para entrar com financiamento sem ter certeza que é possivel fazer o que deseja. Pq ja pensou se tu espera um tempao para entrar com a documentaçao e chega na hora e nao dá?
    Eu te falo isso pq com a gente aconteceu de pedirmos informacoes, verificar renda, de estar tudo ok e depois de investirmos uns dois ou mais meses preenchendo as planilhas da caixa, para quando entrar com toda a papelada saber q nao dava para fazer o financiamento pq o terreno nao estava desmembrado (mesmo com o nosso nome na escritura e um doc feito em cartorio dizendo as partes d cada proprietario). Entao minha amiga, persista nesta questao e não desista, se for mesmo a sua e de seu marido de construir.
    É trabalhoso, é desgastante essa etapa, mas vale a pena!! No final vao se sentir orgulhosos e muito felizes em ver um sonho realizado, de ter a sua casinha, com seu jardim...Pensa nisso!!!!
    Esgotem primeiros estas possibilidades, caso realmente nao dê, entao busquem um outro apt., pq é delicado ficar com um imovel sem estar registrado em seus nomes. O dia de amanha nunca se sabe, né?! Tem q se proteger.
    Espero que tenha ajudado d alguma forma. Quando quiser bater um papo por e-mail tb. é soh mandar ver. Tem lá na pagina o endereco
    beijinhos
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc voltou, Cátia! :D Tem que aproveitar esses momentos com seu sobrinho, afinal, com tantas preocupações, nada melhor que um joguinho ou filminho inocente pra relaxar.

    Eu acho que vc e o Jacques tem que ter muita calma, pensar nas prioridades de vocês... aumentar a família? sair do apê? ter uma casa? Sei que não é fácil, mas calma nessa hora é fundamental. Tenha fé em Deus, muita confiança e garra, afinal só assim conseguimos realizar nossos sonhos. Continue procurando, ligando nas agências, pesquisando alternativas. Você não pode desistir assim. E acho fundamental vc resolver essa coisa do nome no apê, ter um imóvel no nome de vocês, ainda mais com a intenção de aumentar a família. Construir tb não é fácil, é desgastante, sempre algum pedreiro erra, alguém entrega material errado, te atende mal, sinceramente, se prepare para muita dificuldade, mas vale a pena. Mesmo numa reforma os problemas se assemelham, então por mais que não seja fácil passar por tudo isso, é necessário. Tenha muita coragem, querida, vc precisa enfrentar esse desafio de frente, para conseguir seu lindo lar.

    Respire fundo, relaxe, reze, e vá em frente. Vcs vão encontrar a alternativa ideal, tenho certeza.

    Estou rezando por vcs.

    bjs!

    ResponderExcluir
  5. oi,acabei de ler seu desabafo pq eu tambem to encostada e queria fazer um financiamento imobiliario,meu caso e pior:to morando,eu e o meu amore com a minha mae,nao que esteja ruim,mas a gente quer o canto da gente,ne´?de qualquer forma se voce tiver novidades e quiser me contar eu to aqui torcendo por vc,me mande noticias.um grande abraço.

    ResponderExcluir

Recadinho pra "nóis"