domingo, 4 de abril de 2010

A novela mexicana

      Oi galera? Como foram de Páscoa? A minha foi um tanto quanto chatinha. Passei mal a noite de sexta e o sábado inteirinhos. Só hoje é que dei uma melhorada. Algo que comi não me fez bem, e pra ajudar, estava me empanturrando de chocolate desde quinta. Dai já viu, né? Mas enfim... Vamos ao título do post.
      A planta da casa está sendo uma novela digna de Thalia! A arquiteta ou não quer entender o que eu estou pedindo ou não sei o quê! A planta que ela nos mandou ontem ainda não está do jeito que eu pedi! Eu mandei um e-mail bem especificado, com todos os detalhes que eu queria. Só que ela insiste em fazer do jeito dela! Já estou começando a ficar sem paciência, porque eu explico exatamente como eu quero e ela faz só a metade!! Vou mostrar a planta pra vocês verem o que eu pedi pra ser modificado e ela insiste em fazer da cabeça dela:


 - Vou começar pelo banheiro da suíte: a localização do vaso sanitário! Se vocês observarem na planta escaneada, ele está de frente para a pia. No início eu não achei legal, pois pensei que iria "roubar" muito espaço. Dai falei com ela pra tentar arrumar um outro jeito. Ela sugeriu colocar o vaso ao lado da banheira, fechando com uma parede e colocar a pia de lado, onde agora está o vaso. Não gostamos da sugestão, porque não queremos divisórias no nosso banheiro. Eu não sei quanto a vocês, mas nosso banheiro não terá porta. Eu e o Jacques não achamos necessário, afinal só nós dois o usaremos no dia-a-dia, e caso queiramos privacidade, é só fechar a porta do quarto. Ela achou esquisito a gente não querer colocar porta, mas penso que a casa é nossa, quem a usará somos nós e é a gente quem tem que saber como quer ou não. Se futuramente sentirmos necessidade de colocar porta, talvez o faremos. Mas não fazemos questão agora.
A nossa pia do banheiro queremos com cuba dupla. As medidas do banheiro serão 1,80m de largura por 2,80m de comprimento. Nesta planta que estou colocando hoje, ela até desenhou com cuba dupla, mas medindo daqui e dali, vi que ficou em torno de 1m de largura pra pia! Como irão caber duas cubas em 1m? Pelas medidas que tirei, teria que ser pelo menos 1,50m, porque além das cubas, há os espaços nas laterais para sabonete, cremes, escovas de dente, etc... A minha idéia era o vaso ficar de lado em relação à pia, e esta ter uns1,80m de largura, que dai vai sobrar bastante espaço pras cubas e pros creminhos (tentei desenhar no paint, está em verde a pia e o vaso ao lado). E ela sugeriu fazer a pia dentro do quarto, pra fora do banheiro (!!!!!!!), mandando uma foto pra gente ver:


Definitivamente NÃO!

- Banheiro social: se vocês olharem o desenho, o chuveiro está na parede oposta a da janela, só que é por ali que quem usar o box terá que sair. Eu nunca vi isso na minha vida! O chuveiro não tem que ficar ao contrário da abertura do box? Como neste caso não dará por causa da janela, pedi pra ela colocar o chuveiro na parede que faz limite com a cozinha (fiz um borrão em verde). Este banheiro terá 1,20m de largura por 3m de comprimento, então as medidas do box podem ser um pouquinho maiores, pra que o chuveiro possa ficar bem centralizado (na planta escaneada está assim, e eu pedi pra ela fazer igual!!!!!!!).

- E por fim a lareira. ela está nos sugerindo colocar a lareira embaixo da janela, a única janela da sala! Ela disse que fez assim em um dos projetos dela e nos mandou a foto pra vermos como fica. Olhem:



Sinceramente? Não gostei! Quero a janela livre. E já tenho planos pra este cantinho: é onde colocarei o aparador. Eu deixei super claro pra ela que queria a lareira exatamente onde estava na planta escaneada (desenhei com verde a lareira e de rosa o sofá). Não precisava nem mexer! Mas ela tá insistindo em inventar modas sem necessidade...  Como a nossa lareira será projetada pra frente, dos lado esquerdo ficará a TV e do lado direito ficará o hall de entrada da casa. Aqui uma foto pra vocês entenderem mais ou menos como será nossa lareira:



Não que ela será exatamente nesse modelo, mas só pra mostrar como ela fica projetada pra frente e com laterais livres, onde eu posso usar pra colocar outras coisas. E a idéia é que o sofá fique de frente pra lareira, como eu fiz na planta.

Ai, gente! Agora tenho que escrever um e-mail pra ela pedindo pra mudar as coisas pela terceira vez! Eu deixo bem claro o que quero, por que ela simplesmente não faz como peço? A impressão que temos é que ela tá fazendo as coisas de má vontade... Muito anti-profissional pro meu gosto! Algumas sugestões que ela fez a gente acatou, como fazer a casa térrea, pra baratear custos e não deixar as laterais do terreno livres, porque segundo ela, não se aproveita muita coisa, em termos de iluminação e ventilação.
Vamos ver no que vai dar... Paciência, Cátia! Paciência...
Bjs!!

15 comentários:

  1. oi, Cátia, estes dias o Gugu entregou uma casa, onde a suite do casal não tinha portas,achei bem legal, se vc quiser olhar este é o link http://noticias.r7.com/blogs/gugu/2010/02/22/entrega-da-casa-da-kaline/
    é o segundo video, na parte da suite do casal, ficou lido...
    bjks e ótima semana!!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, sou nova por aqui e estava lendo essas suas desventuras com a arquiteta... se tem uma coisa que eu não gosto é que um profissional, qualquer que seja ele, insista em impor seu gosto sobre o dos clientes. Isso já aconteceu comigo até com personal trainer vc acredita? O cara queria me passar exercicios pra ficar com mais massa muscular e tudo o que eu queria era ficar mais magrinha! Resultado? Dispensei ele! hehehe!
    Olha, quanto ao seu banheiro social, onde moro uma das suítes tem a saída do box bem do lado do chuveiro, como na planta que a sua arquiteta fez. Isso não atrapalha nem um poquinho, afinal ninguém entra ou sai do box com o chuveiro ligado, certo? Se resolver deixar dessa maneira, pode ficar traqnuila que não terá problemas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Soluções:

    Banheiro:

    Tente fazer a pia na parede oposta a banheira, pegando toda extensão da parede, e ao lado da banheira voce coloca a privada.
    Assim, voce teria 1,80 de pia, tranquilamente caberiam 2 cubas, porem voce teria que colocar uma cortininha tipo blecaute na janela, devido ao reflexo no espelho da pia.

    Banheiro social:

    Só precisa mudar o basculante para a parede do lado. O basculante ficaria direcionado para a cozinha, mas isso nao da problema nenhum, tenho um amigo que na casa dele é assim.

    ResponderExcluir
  4. oi, querida..te disse sobre o video porque achei legal, vai ficar ótimo seu banheiro vc vai ver, tem pessoas que querem impor as coisas, sendo que o gosto é de vcs, afinal vcs [é quem estão pagando e devem ser prontamente atendidos...
    bjks e ótima semana pra vc...Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi Cátia!
    Graças a Deus minha pascoa foi em Cristo. Tudo na paz.

    Menina mais que complicação. Que arquiteta é essa que só atrapalha e não ajuda?
    Fala assim para ela: "eu to pagano" kkkkkkkkk

    Sobre a lareira... a que ela sugeriu é para quem não tem espaço. No seu caso vc tem de sobra.

    Cátia uma duvida:
    Na suite, a ducha vai ser dentro da banheira?
    Mande noticias.

    Força ai linda.
    Beijos Karla.

    ResponderExcluir
  6. Canta pra ela: quem mora na casa torta sem janelinha sem porta? rsrs.... ah fala sério...só falta desenhar pra ela entender? rsrs... quero dizer: desenhar é o trabalho dela não? rsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. oi catia, vc está perdendo a paciencia.
    COMA MAIS UM CHOCOLATE E SE ACALME!
    HAHAHAHAHAAH
    catia, vamos por partes,
    entendo sua braveza.
    a piua ela qeur colocar no quarto pois ela pensou numa especie de penteadeira moderna.
    enquanto alguem usa o banheiro, que pdoe embaçar o espelho, vc se maquia lá fora.
    mas acho fora de mão.
    pia é dentro do banheiro mesmo, ela qeur uma penteadeira? use um nicho qualqeur do quarto...
    eu colocaria porta, pois os vapores do banho entram no quarto deixando tudo meio umido.
    duas cubas tambem comem um espaço enorme da pia.
    pense em uma só maiorzinha...
    lá em casa no meu banheiro, somos só eu e mr. husband, mas qdo a porta está meio fechada, ninguem entra, afinal, a gente tem que prservar a intimidade.
    acho porta em banheiro super importante
    um dia vc vai pensar até como é legal ter banheiros separados!
    mas isso já é outra conversa...
    a lareira numa parede e a janela na outra é bacana.
    ali ela mostrou que colocou uma pardee de vidro e encaixou a lareira ali...
    não ficou ruim, mas não é o que vc quer.
    antes de estrilar com ela diga tim tim por tim tim o que vc e jacques querem.
    e que vc nãoa ceita nada diferente.
    vcs é que vão morar lá.
    bjs
    lilly

    ResponderExcluir
  8. Cátia, vc já tentou falar com ela por telefone, pessoalmente? As vezes pode ser só um mal entendido. Se bem, que alguns arquitetos são teimosos para caramba e não aceitam a idéia do cliente. A gente passou um pouco por isso...Mas tome cuidado, vc pode ate ouvir os argumentos da arquiteta, mas nao deixe d fazer do jeito que gostaria, afinal quem são os moradores?
    Essa coisa do banheiro... eu ja vi esse esquema de bancada fora do banheiro. Aqui é normal em apt., mas esse formato é usado so pq o ambiente é muito pequeno, que não é o seu caso. Acho q a bancada é melhor dentro neh? As medidas dos nossos banheiros é quase igual...2,00x2,80. Meu marido teve a ideia de colocar o vaso d frente a pia, para aproveitar melhor o espaco para bancada. Acho q assim como vc tambem quer é muito melhor mesmo.

    beijos e melhoras

    ResponderExcluir
  9. Caaaatia, que diferença nos preços, jesus!!
    Vou ver se consigo alguém mais baratinho...mas sei lá, tenho medo daquela historia do barato que sai caro!! Esse cara foi tão recomendado...bom, vamos ver!!
    Obrigada pela atenção, vamos nos seguindo!!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Catia!
    Ah, arquiteto tem essa mania mesmo e no final, se vc não tiver cuidado as casa sai mais com o gosto dele que o seu.
    Sobre a porta no banheiro acho que você deveria repensar. Por mais que vc e seu marido tenham intimidade para isso, acho que porta é bom por causa da umidade.
    Sobre as cubas, ou seja, dupla. Acho que vc vai gastar dinheiro à toa. Uma só é o suficiente, mas o tamanho tem que ser bom para fazer exatamente como vc disse. Espaço para colocar sabonete, um arranjo floral, etc. A minha ficou minúscula, infelizmente.

    Mas é claro que é só uma idéia e a casa é sua e vc faz como vc bem entender, certo? rs

    Agora, o banheiro social ninguém merece. Ela só pode estar de brincadeira ou realmente não entendeu o que você quer.

    Tenha calma, converse com ela "tête-à-tête " e diga o que de fato você quer. Seus costumes, etc.
    vamos ver se ela se encontra.

    bjks querida e faça ótima escolhas!!!

    ResponderExcluir
  11. Paciência Cátia, muita paciência... cada dia a planta está mais perto do que vocês querem, então mais dia menos dia chegam no modelo perfeito, o jeito é negociar muuuuuuuuuuuito e tirar paciência não sei de onde (eu já perdi a minha...). Achei todas as idéias de vocês muito boas, a casa vai ficar ótima, tenho certeza! bjs!

    ResponderExcluir
  12. E aí Ca, já se entendeu com a arquiteta?
    Cadê os posts novos? Quero saber das novidades! Tô esperando!!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  13. Banheiro sem porta tb não aconselho. ALém do problema dos cheiros que depois se alastram pelo quarto, tem a questão da privacidade (é muito pouco confortável você sentada fazendo o serviço e o marido vendo tv no quarto e ouvindo todos os seus sons. E vamos combinar... a visão das loiças sanitárias tira todo o charme do quarto e tira a harmonia do quarto, causa "ruído" na decoração. Mas é só uma opinião. Carla

    ResponderExcluir
  14. OLá, Cátia! Vi sua planta e acho que você tem razão em algumas coisas.
    Realmente o vaso sanitário fica bem melhor na posição em que você desenhou. É bem melhor entrar no banheiro e encontrar uma bancada bonita com um espelho em vez de um vaso sanitário. E aí você tem espaço para uma bancada bem grande. Mas precisa mesmo de duas cubas?
    Quanto à porta, acho que pode ser necessária por causa dos cheiros...

    Quanto ao chuveiro do outro banheiro, eu faria a mesma coisa que a sua arquiteta, porque o chuveiro sempre fica na direção em que box é mais comprido. As pessoas às vezes se afastam da água indo para frente e não me pergunte porque, normalmente tomam banho de costas. Ou não?

    Achei a cozinha grande demais (quase do tamanho da sua sala) e com uma bancada muita grande no lado direito. E para que mesmo? Eu não sei o que você tem no fundo do terreno, mas uma pia junto à janela é muito melhor que virada para a parede (a minha é assim). Não está faltando uma porta para os fundos?

    Eu dedicaria mais espaço para a sala e menos para a cozinha.
    Outra coisa que eu faria é diminuir um dos quartos para aumentar a largura da sua sala. E realmente o único lugar que sobrou para a lareira é na janela (uma péssima opção, concordo). Se você colocar a lareira onde esta o sofá terá que escolher entre o sofá ou a lareira, ou sofá + lareira ou televisão. Os três não cabem alí.
    Aumenta bem essa sala enquanto é tempo. A não ser que você tenha quatro filhos para as quatro camas, a sala é mais importante que os quartos. Vai por mim...

    Discuta bem o projeto antes de iniciar a obra e boa sorte!

    Uma dúvida, quais as medidas do terreno?

    ResponderExcluir
  15. Pois é, menina, o negócio tá brabo por aqui :/... ó, esse já é meu 4º comentário nesse mesmo post, isso é sinal que vc precisa escrever de novo! Queremos posts novos! Queremos posts novos! rsrsr

    ResponderExcluir

Recadinho pra "nóis"