quinta-feira, 20 de maio de 2010

Situação complicada

Oi gurias! Ontem tinha escrito um texto bem detalhado, mas esqueci de salvar e acabei perdendo. Mas vou tentar contar pra vocês o que está acontecendo. Ontem o engenheiro veio aqui em casa de manhã pra pegar minha assinatura no projeto pra protocolar na prefeitura. Se não fosse pela notícia que recebi anteontem, eu estaria pulando de alegria.


Vou explicar: há umas semanas atrás, eu havia escrito que tinha dois medos. Um deles se confirmou e o outro medo está diretamente ligado ao outro. Tudo começa com a minha situação com o INSS. Falei com uma advogada no fim de abril e entramos com o processo na justiça dia 06/05. Terça a tarde, ela me ligou dizendo que minha perícia judicial ficou marcada pro dia 11/08! Só daqui a 3 meses! Esse era o medo número 1: a perícia demorar demais. O problema é que até lá não recebo nada, e não recebendo nada, não terei comprovante de renda pros meses de junho e julho. Quando o projeto na prefeitura estiver aprovado (nos deram um prazo mínimo de um mês), já poderemos encaminhar a papelada na CEF pra liberarem a obra. Até ai, beleza! Só que o problema é que a CEF pede todos os comprovantes novamente: renda, residência... E eu não vou ter o de renda dos meses de junho e julho. Daí eles vão trancar tudo! Neste caso, teríamos que esperar até agosto, quando eu voltar a receber pra encaminhar a papelada e começar a construção em setembro. E é ai que entra o medo número 2: perdermos o terreno! Quando assinamos o contrato de compra e venda, os prazos eram os seguintes: o vendedor tinha 30 dias pra passar o terreno pro nome dele, só que ele levou 50 dias, porque a incorporadora que vendeu pra ele não ia nunca no tabelionato assinar o que tinha que ser assinado. Enfim, ele atrasou o nosso lado também. E o nosso prazo é pagar o terreno pra ele em até 120 dias, só que esse prazo termina dia 09/07 e mesmo que o projeto já esteja aprovado na prefeitura, não poderemos levar na CEF porque eu não teria ainda os comprovantes de renda. Semana passada eu liguei pra imobiliária e falei que se passar do prazo do contrato o que aconteceria. A mulher falou que a gente vai lá uns dias antes de encerrar o prazo e eles fazem uma prorrogação da data pra gente pagar. Só que agora a gente vai ter que torcer pra uma coisa que eu jamais poderia sonhar: que a prefeitura demore pra aprovar nosso projeto. Isso mesmo! Se for aprovado antes da minha perícia judicial, não nos adiantará de nada, porque não poderemos encaminhar os papéis! E se o cara que nos vendeu o terreno se ligar nestes detalhes, a gente ta ferrado! Ele pode até prorrogar o contrato por mais um tempo por causa da prefeitura, mas por eu não poder comprovar minha renda, acho que ele não aceitará, e daí ele pode desfazer o negócio com a gente. Esse é o maior dos medos!!!!!

Hoje fui na imobiliária que está sendo intermediária entre nós e a CEF e falei com o cara que ta cuidando do nosso financiamento sobre a possibilidade de a gente encaminhar os papéis do terreno agora e os da construção depois. Ele disse que até poderia, mas que é mil vezes mais complicado fazer deste jeito e que pode trancar alguma coisa lá na frente. Que eles recomendam e preferem que se encaminhe tudo junto, que é menos burocrático. Mas eu nem quis falar pra ele sobre essa minha situação com o INSS, falei só sobre a aprovação demorar demais. Daí sabe o que ele me disse: “pressiona a imobiliária que te vendeu o terreno a ficar em cima da prefeitura pra aprovarem de uma vez!”. Só que é justamente o que não pode acontecer: o projeto ser aprovado agora em junho, por exemplo, e eu não ter nada pra comprovar a renda!

Então é esta nossa situação! Não desejo isso pra ninguém! É uma agonia, uma angústia terrível! Eu e o Jacques estamos sem saber o que fazer. Ele quer encaminhar a papelada do terreno agora e rezar pra que mais pra frente a CEF não tranque nada. Já eu prefiro esperar e torcer pra que de tudo certo e a gente consiga encaminhar tudo junto em agosto, mas correndo o risco de o cara desistir de nos vender o terreno. Se fosse com vocês, o que fariam? É tão agonizante pensar que o nosso sonho pode ir por água abaixo... Tem um outro detalhe muito importante que contribui para o medo: os terrenos lá perto do nosso estão muito caros, tipo 80 mil. E tem uns por 39 mil, mas são bem menores que o nosso atual. E o cara que nos vendeu falou várias vezes que colocou um valor muito barato, que ele deveria ter pedido mais (ele nos vendeu por 35 mil). Quando ele souber que queremos esticar o prazo de pagamento, corremos o risco de ele até topar esperar, mas aumentar o preço. Só que daí a gente fica sem $$$ pra obra, ai não adianta de nada, também.

A gente tem três argumentos pra rebater, caso ele queira desfazer o negócio: ele nos fez pagar o IPTU de 2010, porque segundo ele, os impostos do ano corrente são de responsabilidade do novo dono; o projeto da nossa casa foi feito especialmente pra topografia daquele terreno. Se fôssemos construir em outro, já não poderíamos aproveitar o mesmo. E a gente vendeu nosso apartamento, então estamos “sem casa” na teoria. Não temos nem lá nem cá.

Ficou um livro, eu sei. Mas eu precisava desabafar com vocês, senão eu vou pirar!! Beijos a todas e todos que passam por aqui e sempre me deixam mensagens muito carinhosas. Muito, muito obrigada...

12 comentários:

  1. Oi....è uma agônia né Cátia, mas o importante é vcs não perderem a fé e seguir com a certeza que tudo dará certo...
    A caixa tem muita burocracia...e a prefeitura também pode demorar..E DARÁ TUDO CERTO...
    BJOOOS E ÓTIMA NOITE!!

    ResponderExcluir
  2. Cátia .. (estou respirando agora calmamente para entender a sua situação ...) Menina que sufoco hemmm ...sou contadora e estou fazendo pós graduação em Direito`Previdenciário, talvéz possa te ajudar em alguma coisa .. vê se estou certa no que pensei, vc parou de trabalhar e está tentando receber o benefício (auxílio doença) do INSS? E está pensando em pedir um financiamento na CEF comprovando renda com o recebimento do benefício do INSS?

    Amiga ... se informa na CEF sobre o assunto, mas acho que eles não vão acatar o comprovante de recebimento de benefícios como comprovante de renda. Não quero te deixar mais preocupada ainda, mas acho que nessa situação existem mais pontos a serem levados em consideração.

    E como assim vcs pagaram o IPTU de um imóvel que ainda não é de vcs? (ai ai hemmm)

    Vamos conversar mais sobre o assunto tá, ohhh mais o importante é manter a calma nesta hora e não perder as esperanças.

    Bjs
    Neili

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte. Vou estar aqui torcendo por vc. Comprei minha casa ha 7 anos, na época, o dono da casa fechou negocio comigo, sem papel algum, me passou logo as chaves, antes mesmo de eu dar entrada na caixa. Bem, eu louquinha, comecei a reforma da casa. pra vc ter uma ideia, a casa so tinha piso e reboco internamente, por fora nada. nem portao tinha. troquei tudo, portas, piso , coloquei pias de granito, quebrei paredes, abri janelas, fiz um banheiro no meu quarto...e ... a caixa nao aprovou pq quando o engenheiro veio aqui, a casa esta em reforma...tuuuudo quebrado. imagine. quando terminou a obra é que o engenheiro veio e aprovou. neste periodo, fazia de tudo para manter o dono da casa longe, pq ele nao sabia da reforma e eu tinha medo que ele desistisse do negocio quando visse a casa depois de pronta. Modifiquei muito. Na verdade a casa era uma construção...
    Nunca escrevi tanto em um comentário rsrsr
    mas é que sua historia me sensibilizou muito.
    Deus te abençõe. tenha fé. dará tudo certo
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Cátia querida! Td bem?
    Olha, a primiera coisa que vou dizer é que estou orando por você, para que Deus prepare o melhor caminho para vocês realizarem seus sonhos e construirem a tão sonhada casa. Tenha muita confiança nEle nesse momento, amiga, nessa hora é necessário mesmo entregar nas mãos dEle.
    Vai refletindo bastante, pensando nos argumentos com calma e vamos estar aqui torcendo e mandando boas energuas. Esses projetos são sempre burocráticos e demoram mesmo, essa vai ser a primeira vez que vou torcer pra isso, rs.

    beijos e ótimo fds!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cátia, sou nova aqui, mas li todo o teu blog, entendo tuas aflições, espero que dê tudo certo contigo, para você ter uma idéia, eu fiz meu projeto em outubro do ano passado, e ainda não comecei a construir, era para ter sido dia 10 deste mês, mas como você deve saber (pois moramos próximo) que fazem duas semanas que chove praticamente todos os dias, enquanto essa chuva não parar minha obra não começa, também fiz financiamento pela Caixa, a burocracia é grande, mas tenha fé que tudo dará certo. Já passei por uma situação muito parecida com a tua, mas no meu caso o dono do terreno desistiu da venda antes mesmo de eu procurar um arquiteto para fazer a planta. Essa história de fazer a planta, pagar taxas na prefeitura, em cima de um terreno que não é da gente, e que nem temos certeza que conseguiremos financiamento nos tira o sono. Tenha certeza que no final tudo dará certo. Aprendi a acreditar que Deus escreve certo por linhas tortas.

    ResponderExcluir
  6. oi amiga
    de novo chia de dúvidas e angústia...puxa vida, espero que tudo isso se resolva logo viu!
    Vi ai em cima o comentário de uma amiga que entende do asunto e com certeza ela vai estar te ajudando, aproveita que esta boa alma apareceu e esclareça tudo amiga!
    Vai ver foi Deus que já agiu...
    Com certeza Ele já preparou algo muito bom para vc e o Jaques.
    Bjks!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Tava passeando por aí e encontrei seu blog. Gostei muito e resolvi te seguir.
    Li seu post e te digo pra ter fé que tudo vai dar certo nos seus planos. =)

    Me faz uma visita. Aguardo vc na minha listinha tbm, pra trocarmos idéias.

    bjos.

    Priscilla.

    ResponderExcluir
  8. Oi Cátia!
    Puxa vida, mais uma situação para resolver. Não é mole não, né?! Mas espero profundamente, que Deus os ilumine para que decidam pelo melhor!

    Na casinha ainda falta a parte de tubulação, parte elétrica, pintura e toda a area externa. É, não falta muito... mas estou achando que ainda dura uns dois meses.

    beijocas e boa sorte ai! Venha nos contar as novidades hein?!

    ResponderExcluir
  9. e aí guriazinha, como está? Muito frio no sul?
    Como andam as coisas da casinha?
    Uma otima semana!
    beijocas

    ResponderExcluir
  10. Oi ...adorei seu blog. É muito bom ver que realmente acontecem muitos altos e baixos com todos...Também estou vivendo uma situação parecida, já perdemos a oportunidade de compramos 2 terrenos maravilhosos, mas, com certeza estará sempre um melhor nos esperando. Estou torncendo por vc não desanime, chore, levante a cabeça e sacuda a poeira...vai em frente!
    Quanto você tiver um tempinho me passa as dicas para os primeiros passos junto a CEF, pois, também vou usar este financiamento Aquisição e construção. Obrigada e não perca sua FE tudo vai dar certo, bjs.
    Bruna: brnalmeida@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olha, nao desanima nao. Sempre tem um jeito quando a vontade e grande. Pense positivo e nao se abale tanto. O que tem que acontecer sera. Bom feriado!! Jane

    ResponderExcluir
  12. Oi flor...kd vc?
    Ta tudo bem/
    Apareça tá
    Bom fim de semana...

    ResponderExcluir

Recadinho pra "nóis"